segunda-feira, 14 de março de 2011

Planejamento

1 - Apresentação


Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.

O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.

LÍNGUA PORTUGUESA

2 - Objetivos Gerais

• Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.

• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.



3 - Objetivos Específicos

• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.

• Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)

• Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.

• Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:

• Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres

• Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.

• Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

LEITURA E ESCRITA

• Alfabeto maiúsculo e minúsculo;

• Emprego adequado de letras;

• Montagem de palavras, sentenças e textos;

• Identificação de idéias básica do texto;

• Sílabas, fonemas e grafemos;

• Produção de textos;

• Interpretação de texto;

• Comparação e diferenciação de escritas diversas;

• Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;

• Identificar poesia, propaganda e textos;

• Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;

LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.

• Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);

• Relato de filmes, reportagens e causos;

• Mímica, dança e atividades lúdica;

• Localização e identificação de rimas;

• Leitura e análise de texto informativo e poético;

• Verbalização de opiniões e comentários.

GRAMÁTICA

• Ortografia;

• Partição Silábica;

• Tonicidade;

• Ordem alfabética;

• Alfabeto móvel;

• Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou

• Palavras etc;

• Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)

• Quadras e poesias;

• Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.

METODOLOGIA

• Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;

• O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;

• Leitura de diversos tipos de textos;

• A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;

• Textos informativos, expositivos e prescritivos.

• Ortografia;

• Achar palavras dentro de outra;

• Ilustrar poemas e dramatiza – los;

• Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;

• O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;

• Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;

• Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;

• Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);

• Distinção entre vogal e consoante.

• Identificação de versos e estrofes;

• Localização e identificação de rima;

• Atividades que envolvam classes de palavras.

MATEMÁTICA

4 – Objetivos Gerais

• Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.

• Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

5 – Objetivos Específicos

• Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.

• Ler e registrar quantias.

• Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.

• Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.

• Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.

• Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.

• Trabalhar dezenas, centenas e unidades.

• Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.

• Promover cálculo mental e estimativo.

• Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.

• Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal

• Estabelecer relações entre as operações.

• Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.

• Trabalhar conjuntos.

• Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.



METODOLOGIA

• Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;

• Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;

• Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;

• Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;

• Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;

• Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;

• Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;

• Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;

• Utilizar o livro didático com suas atividades.

• Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.

• Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e

• por extenso.

• Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.



GEOGRAFIA



6 – Objetivos Gerais

• Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;

• Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;

• Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;

• Conhecer a formação do povo brasileiro;

• Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.



7 – Objetivos Específicos



• Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;

• Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;

• Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;

• Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;

• Compreender as leis que regem o país;

• Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;

• Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;

• Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;

• Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;

• Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.



METODOLOGIA

• Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;

• Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;

• Usar atividades mimeografadas e o livro didático;

• Uso da biblioteca para pesquisa;

• Uso do quadro e caderno;

• Trabalhar com palestras e debates.

CIÊNCIAS

8 - Objetivos Gerais

• Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.

• Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.



9 – Objetivos Específicos

• Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.

• Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.

• Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.

• Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.

• Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.

• Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.

• Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.

• Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.

• Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.

• Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..

• Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.



METODOLOGIA

• Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.

• Trabalhos com experimentos e pesquisa..

• Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.



ARTES

10 – Objetivo Geral

• Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.



11 – Objetivos Específicos

• Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.

• Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.

• Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.



METODOLOGIA

• Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.

• Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.

• Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.



AVALIAÇÃO

“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”

( PCN –p.94)

A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.

A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.

Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Atividades de Português

TEXTO.


O PENTEADO – MACHADO DE ASSIS

E Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhando. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alisá-los com o pente, desde a testa até as últimas pontas, que lhe desciam à cintura. Em pé não dava jeito: não esquecestes que ela era um nadinha mais alta que eu, mas ainda que fosse da mesma altura. Pedi-lhe que se sentasse.

-Senta aqui, é melhor.

Sentou-se. "Vamos ver o grande cabeleireiro", disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tato aqueles fios grossos, que eram parte dela.

O trabalho era atrapalhado, às vezes por descuido, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. Não pedi ao céu que eles fossem tão longos como os da Aurora, porque não conhecia ainda esta divindade que os velhos poetas me apresentaram depois; mas, desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes.

Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa... Uma ninfa! Todo eu estou mitológico. Ainda há pouco, falando dos seus olhos de ressaca, cheguei a escrever Tétis; risquei Tétis, risquemos ninfa, digamos somente uma criatura amada, palavra que envolve todas as potências cristãs e pagãs.

Enfim acabei as duas tranças. Onde estava a fita para atar-lhes as pontas? Em cima da mesa, um triste pedaço de fita enxovalhada. Juntei as pontas das tranças, uni-as por um laço, retoquei a obra, alargando aqui, achatando ali, até que exclamei:

-Pronto!

-Estará bom?

-Veja no espelho.

Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada, de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela rosto a rosto, mas trocados, os olhos de uma na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer-lhe que estava feia; mas nem esta razão a moveu.

-Levanta, Capitu!

Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e...

Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando eles me clarearam vi que Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltava-me língua. Preso, atordoado, não achava gesto nem ímpeto que me descolasse da parede e me atirasse a ela com mil palavras cálidas e mimosas...



(Dom Casmurro, capítulo XXXIII)

II – INTERPRETAÇÃO DE TEXTO.



1) Transcreva uma frase do texto que comprove que as personagens são adolescentes.



2) O que quer dizer a expressão ´´ devagar, devagarinho``?

3) Qual a razão de Bentinho às vezes agir de propósito quando fazia e desmanchava as tranças de Capitu?

4) Por que o narrador desse texto é classificado como narrador-personagem?

5) Explique o sentido da passagem: ” Grande foi a sensação do beijo’’.

6) Afinal, quem planejou a situação para resultar no beijo, Bentinho ou Capitu? Justifique sua resposta.



III – GRAMÁTICA DE ACORDO COM O TEXTO.

1) Faça a análise morfológica – escrever as classes gramaticais – das palavras destacadas nas frases:

* ”Enfim acabei as duas tranças. Onde estava a fita para atar-lhes as pontas?”

a) acabei: _______________________

b) as: ___________________________

c) duas: __________________________

* "Vamos ver o grande cabeleireiro... ’’

a) vamos: _______________________

b) ver: _________________________



2) Na passagem “ mil palavras cálidas e mimosas” a palavra destacada pertence à classe gramatical dos numerais.

• Classifique os numerais abaixo em ordinal, cardinal, multiplicativo ou fracionário.

a) Ontem comi um terço de chocolate. _______________________________________________

b) Que pena! Ficou em septuagésimo lugar! __________________________________________

c) Separe o quíntuplo para Aninha. ________________________________

d) Consegui um milhão de assinaturas! _______________________________



3) Em sala de aula, tivemos uma breve introdução sobre os pronomes. Classifique-os, marcando a resposta correta.

a)”E Capitu deu-me as costas...” ( ) Pronome pessoal reto ( ) Pronome pessoal oblíquo

b) ”...ela era um nadinha...” ( ) Pronome pessoal reto ( ) Pronome pessoal oblíquo

c) ’’...de costas para mim...” ( ) Pronome pessoal reto ( ) Pronome pessoal oblíquo

d) ’’Pedi-lhe que se sentasse”. ( ) Pronome pessoal reto ( ) Pronome pessoal oblíquo

e) ’’Quando eles me clarearam...” ( ) Pronome pessoal reto ( ) Pronome pessoal oblíquo



4) No trecho a seguir, retire o que se pede:

’’Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros’’.

a) Substantivo próprio: __________________

b) Substantivo abstrato: _________________

c) Contração do artigo: __________________



5) Na passagem ’’ Quando eles me clarearam vi que Capitu tinha os seus no chão’’, as palavras eles e seus estão substituindo um substantivo que aparece anteriormente. Qual é o substantivo? Escreva-o: _______________________.