domingo, 6 de fevereiro de 2011

Mensagem aos Professores

Semana de Planejamento

Mensagem aos Professores

Reflexões acerca do trabalho com a Educação de Jovens e Adultos

Sabemos que a procura de jovens e adultos pela escola não se dá de forma simples. Ao contrário, em muitos casos, trata-se de uma decisão que não envolve apenas o desejo do aluno, mas de suas famílias, patrões e necessidades de uma sociedade dinâmica e excludente. Por estas razões, a EJA acaba sendo um processo contínuo de idas e vindas, de ingressos e desistências. Ir à escola, para um jovem ou adulto, é antes de tudo, um desafio, um projeto de vida. O nosso desafio, enquanto professor, consiste exatamente em fornecer subsídios para que estes jovens e adultos consigam cumprir o seu projeto de vida. É realmente uma grande responsabilidade! Infelizmente os fracassos são sempre atribuídos à baixa qualidade do ensino e o peso da responsabilidade recai sobre os frágeis e calejados ombros do professor. Mas nosso verdadeiro mérito está justamente no imenso coração que desenvolvemos para auxiliar nossos frágeis ombros. Será que isso faz parte do processo de “Seleção Natural” de Darwin? Bem, isso no importa. O importante é que será justamente com este imenso coração, que traçaremos, nesta Semana de Planejamento, nossas metas para 2011.
Alguns questionamentos são imprencindíveis para um efetivo trabalho com este grupo muito especial de alunos:

VALE A PENA PENSAR...







_ Na sua experiência, trabalhando com jovens e adultos, que motivos têm os alunos para chegar à escola? E para deixar?






_ Você já perguntou aos seus alunos o quê eles procuram na escola? O que representa para eles a retomada da escolarização? Que dificuldades encontram, dentro e fora da escola, para concluir seus estudos?






_ De que maneira você atua no sentido de proporcionar um acolhimento a esses alunos, em sua chegada à escola?






_ Que trabalho a escola de EJA precisa fazer para que os alunos nela permaneçam e concluam seus estudos?






Esta é uma pequena e importante investigação, que pode contribuir bastante para as mudanças que cada escola deve imprimir em sua forma de trabalhar, para garantir um encontro mais efetivo entre ela e seus alunos.





Fonte: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário