segunda-feira, 14 de março de 2011

Planejamento

1 - Apresentação


Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.

O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.

LÍNGUA PORTUGUESA

2 - Objetivos Gerais

• Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.

• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.



3 - Objetivos Específicos

• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.

• Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)

• Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.

• Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:

• Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres

• Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.

• Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

LEITURA E ESCRITA

• Alfabeto maiúsculo e minúsculo;

• Emprego adequado de letras;

• Montagem de palavras, sentenças e textos;

• Identificação de idéias básica do texto;

• Sílabas, fonemas e grafemos;

• Produção de textos;

• Interpretação de texto;

• Comparação e diferenciação de escritas diversas;

• Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;

• Identificar poesia, propaganda e textos;

• Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;

LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.

• Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);

• Relato de filmes, reportagens e causos;

• Mímica, dança e atividades lúdica;

• Localização e identificação de rimas;

• Leitura e análise de texto informativo e poético;

• Verbalização de opiniões e comentários.

GRAMÁTICA

• Ortografia;

• Partição Silábica;

• Tonicidade;

• Ordem alfabética;

• Alfabeto móvel;

• Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou

• Palavras etc;

• Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)

• Quadras e poesias;

• Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.

METODOLOGIA

• Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;

• O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;

• Leitura de diversos tipos de textos;

• A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;

• Textos informativos, expositivos e prescritivos.

• Ortografia;

• Achar palavras dentro de outra;

• Ilustrar poemas e dramatiza – los;

• Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;

• O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;

• Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;

• Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;

• Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);

• Distinção entre vogal e consoante.

• Identificação de versos e estrofes;

• Localização e identificação de rima;

• Atividades que envolvam classes de palavras.

MATEMÁTICA

4 – Objetivos Gerais

• Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.

• Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.

5 – Objetivos Específicos

• Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.

• Ler e registrar quantias.

• Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.

• Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.

• Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.

• Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.

• Trabalhar dezenas, centenas e unidades.

• Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.

• Promover cálculo mental e estimativo.

• Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.

• Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal

• Estabelecer relações entre as operações.

• Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.

• Trabalhar conjuntos.

• Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.



METODOLOGIA

• Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;

• Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;

• Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;

• Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;

• Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;

• Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;

• Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;

• Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;

• Utilizar o livro didático com suas atividades.

• Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.

• Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e

• por extenso.

• Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.



GEOGRAFIA



6 – Objetivos Gerais

• Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;

• Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;

• Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;

• Conhecer a formação do povo brasileiro;

• Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.



7 – Objetivos Específicos



• Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;

• Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;

• Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;

• Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;

• Compreender as leis que regem o país;

• Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;

• Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;

• Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;

• Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;

• Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.



METODOLOGIA

• Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;

• Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;

• Usar atividades mimeografadas e o livro didático;

• Uso da biblioteca para pesquisa;

• Uso do quadro e caderno;

• Trabalhar com palestras e debates.

CIÊNCIAS

8 - Objetivos Gerais

• Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.

• Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.



9 – Objetivos Específicos

• Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.

• Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.

• Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.

• Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.

• Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.

• Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.

• Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.

• Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.

• Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.

• Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..

• Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.



METODOLOGIA

• Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.

• Trabalhos com experimentos e pesquisa..

• Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.



ARTES

10 – Objetivo Geral

• Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.



11 – Objetivos Específicos

• Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.

• Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.

• Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.



METODOLOGIA

• Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.

• Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.

• Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.



AVALIAÇÃO

“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”

( PCN –p.94)

A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.

A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.

Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário