1 - Apresentação
Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.
O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
• Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
• Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
3 - Objetivos Específicos
• Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
• Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
• Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
• Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
• Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
• Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
• Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
LEITURA E ESCRITA
• Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
• Emprego adequado de letras;
• Montagem de palavras, sentenças e textos;
• Identificação de idéias básica do texto;
• Sílabas, fonemas e grafemos;
• Produção de textos;
• Interpretação de texto;
• Comparação e diferenciação de escritas diversas;
• Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
• Identificar poesia, propaganda e textos;
• Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
LINGUAGEM ORAL, VERBAL E NÃO – VERBAL.
• Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
• Relato de filmes, reportagens e causos;
• Mímica, dança e atividades lúdica;
• Localização e identificação de rimas;
• Leitura e análise de texto informativo e poético;
• Verbalização de opiniões e comentários.
GRAMÁTICA
• Ortografia;
• Partição Silábica;
• Tonicidade;
• Ordem alfabética;
• Alfabeto móvel;
• Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
• Palavras etc;
• Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
• Quadras e poesias;
• Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.
METODOLOGIA
• Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
• O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
• Leitura de diversos tipos de textos;
• A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
• Textos informativos, expositivos e prescritivos.
• Ortografia;
• Achar palavras dentro de outra;
• Ilustrar poemas e dramatiza – los;
• Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
• O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
• Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
• Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
• Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
• Distinção entre vogal e consoante.
• Identificação de versos e estrofes;
• Localização e identificação de rima;
• Atividades que envolvam classes de palavras.
MATEMÁTICA
4 – Objetivos Gerais
• Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
• Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
5 – Objetivos Específicos
• Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
• Ler e registrar quantias.
• Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
• Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
• Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
• Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
• Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
• Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
• Promover cálculo mental e estimativo.
• Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
• Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
• Estabelecer relações entre as operações.
• Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
• Trabalhar conjuntos.
• Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.
METODOLOGIA
• Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
• Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
• Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
• Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
• Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
• Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
• Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
• Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
• Utilizar o livro didático com suas atividades.
• Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
• Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
• por extenso.
• Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.
GEOGRAFIA
6 – Objetivos Gerais
• Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
• Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
• Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
• Conhecer a formação do povo brasileiro;
• Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
7 – Objetivos Específicos
• Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
• Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
• Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
• Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
• Compreender as leis que regem o país;
• Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
• Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
• Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
• Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
• Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.
METODOLOGIA
• Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
• Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
• Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
• Uso da biblioteca para pesquisa;
• Uso do quadro e caderno;
• Trabalhar com palestras e debates.
CIÊNCIAS
8 - Objetivos Gerais
• Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
• Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.
9 – Objetivos Específicos
• Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
• Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
• Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
• Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
• Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
• Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
• Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
• Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
• Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
• Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
• Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
METODOLOGIA
• Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
• Trabalhos com experimentos e pesquisa..
• Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
ARTES
10 – Objetivo Geral
• Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
11 – Objetivos Específicos
• Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
• Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
• Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.
METODOLOGIA
• Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
• Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.
• Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.
AVALIAÇÃO
“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)
A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
segunda-feira, 14 de março de 2011
Planejamento
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